Quarta-feira. Você acaba de voltar do almoço e recebe um e-mail em sua caixa de entrada: é da sua gestão. Você imagina que deve ser mais uma daquelas cobranças habituais sobre trabalhos em andamento ou algum follow up, mas então vem a surpresa! A sua empresa está diversificando os negócios e se aplicando para participar de RFPs e concorrências no mercado e, por causa disso, todos foram comunicados sobre a necessidade de aumentar a quantidade de profissionais com certificações profissionais e, como é de se imaginar, isso afeta diretamente a área de TI, que passou a exigir que todos os colaboradores da área sejam certificados até o meio do ano. Isso faz com que você comece a se preocupar sobre sua carreira (ou mesmo seu emprego), então, você passa a procurar desesperadamente por uma certificação pra estudar o mais rápido possível…
Essa é uma história um pouco exagerada na narrativa mas é a realidade de muitos profissionais de TI. Independentemente da pressão que isso possa causar, relaxe, tome um copo d’água e reflita. E se, por acaso, essa realidade não se aplica a você, te convido a ler as minhas dicas a seguir sobre como conseguir sua certificação:
- Cheque como está o seu momento profissional atual – No que você está trabalhando hoje? Você gosta do que faz? Você acha que ainda tem o que aprender em seu trabalho atual ou você se cansou de fazer a mesma coisa? Quanto tempo de experiência você tem? Será que vale a pena ficar onde se está ou explorar algo novo?
- Onde eu quero chegar? – Sabendo do seu momento atual, pra onde você quer seguir? Como você quer estar profissionalmente nos próximos 3 anos? Será que vale a pena se especializar naquilo que você vem trabalhando ou você quer trabalhar em algo diferente? Qual a certificação que você deseja alcançar? Qual a jornada de aprendizado (learning path) você deve seguir?
- Começando pelo primeiro passo – Se a jornada de aprendizado tem um caminho pré-definifo pelas autoridades certificadoras, então, concentre-se em tirar a primeira certificação necessária para chegar onde se quer. Explicando melhor: para se tornar um Expert em alguma carreira, você deve ter primeiro as fundações (ou Foundations).
- Estudando – Tire um tempo do seu dia para estudar. Aborde tudo o que você não sabe e, especialmente, o que você já sabe. Pratique com exercícios e simulados.
- Prova – Não espere a sua empresa pagar pela sua prova! Encare isso como investimento e, quando você passar, esse dinheiro volta em forma de oportunidades na carreira e maior salário.
Espero que você tenha gostado!
E, pra você que quer se certificar, estou preparando uma novidade que vai te ajudar a se preparar e passar na sua prova!
Quer saber que novidade é essa? Entre em contato comigo!
Até o próximo artigo!
#desenvolvimentoprofissional #carreira #certificacao #TI #artigo #novidade #ricardoitcoach