Quarta-feira de cinzas chegou e a folia já acabou pra muita gente. As fantasias estão sendo guardadas ou jogadas no lixo e os foliões vão ter que esperar o ano que vem pra brincar de novo.

E você deve estar se perguntando: “Agora que o carnaval passou, o que eu faço pra deixar de sambar e começar a crescer profissionalmente?”.

Essa é uma pergunta que precisa ser respondida de acordo com a sua realidade profissional, então, minha primeira dica pra iniciar seu crescimento é entender como e onde você está hoje. Vejamos:

  • Ainda não terminei minha faculdade ou minha Pós – Não vou entrar na discussão se o diploma universitário faz ou não diferença para o profissional de TI (posso até escrever um artigo sobre isso futuramente) mas estudar e trabalhar simultaneamente pode causar um conflito de expectativas futuras na carreira. Quando estava no meu último ano de faculdade, meu dilema era: terminar o TCC ou me certificar? Segui o conselho do meu chefe, deixei os estudos de certificação de lado e investi na minha graduação. Isso me fez tirar um peso enorme das costas e me permitiu estudar pra certificação com ainda mais vontade (e melhor), sem me preocupar com a prova ou com o trabalho da semana pra fazer! Invista na sua graduação (ou na sua Pós).

  • Ainda não sou certificado – Ótimo! Isso significa que você ainda precisa aprender determinada especialidade antes de se certificar. No que você vem trabalhando hoje que te permitiria se especializar até culminar esse conhecimento em uma certificação?

  • Cloud, Data Science, DevOps, ….. ? – Tenha calma! A melhor forma de entrar nesse “novo mundo” da TI é se perguntando: “será que hoje, da forma que eu trabalho, eu consigo partir de onde estou e chegar naquilo que as empresas tem buscado?” . Se sua empresa ainda tem a sala de servidores com todos os sistemas de informação rodando localmente e você ainda perde seu sono a cada chuva mais forte, será que não é hora de começar a levar para o(s) seu(s) gestor(es) um projeto de jornada para a nuvem? Se os projetos de desenvolvimento ainda seguem a metodologia waterfall e você sabe que consegue otimizar as melhorias com método ágil, que tal aprender mais sobre isso e experimentar?

  • Metodologias, Processos e Melhores Práticas – Antes de se sentir determinado(a) em adotar qualquer metodologia, processo ou melhor prática, pergunte a si mesmo: “eu sigo tudo isso quando faço o meu próprio trabalho? Como sair adotando medidas na empresa se eu não tenho o menor controle sobre aquilo que eu faço todos os dias?“. Estude, aplique para si mesmo(a) e depois multiplique a prática para sua equipe, aos poucos. Quando todos estiverem seguindo o que você ensinou, aí é hora de se especializar e se certificar.

Agora que você já tem boas dicas, termina de limpar os confetes e mãos à obra!

Você gostou do artigo? Você gostaria de seguir por um desses caminhos? Você quer orientação sobre como fazer isso?

Entre em contato comigo por mensagem direta ou clicando aqui. Vamos bater um papo de 1 hora, que tal? Terei muito prazer em ouvir você e entender suas aspirações profissionais!

E se você gostou, curta e compartilhe esse artigo em sua rede!

Até a próxima!

#desenvolvimentoprofissional #artigo #TI #carreira #ricardoitcoach

Agora que o carnaval passou, o que eu faço pra deixar de sambar e começar a crescer profissionalmente?

Coach Ricardo Pereira

Meu trabalho é “Ajudar os profissionais de TI a serem vistos como provedores de soluções, com posição de destaque em suas carreiras, deixando o estigma de serem lembrados apenas quando algo não funciona.”