Certa vez eu recebi um convite para uma festa. Não sou muito fã de festas mas essa tinha algo que me atraiu: karaokê! A empolgação em cantar nas próximas horas me deixou muito ansioso e, perto do horário marcado, saí da minha casa muito empolgado, só que quando estava chegando no ponto de ônibus eu percebi que não sabia o endereço do local e acabei voltando pra casa e passando o resto da noite vendo TV.

Não há nada pior que desejar muito se chegar em algum lugar sem saber como chegar lá, não é? Assim funciona a nossa carreira também!

Recebo muitas mensagens de profissionais da área de TI que desejam muito ir mais longe na carreira, mas sem qualquer certeza de como fazer isso, então, dedico esse artigo a você que tem essa mesma dúvida e eu espero poder contribuir para que você tenha mais clareza em sua jornada.

Aliás, “jornada” é a palavra certa pra encarar o desafio de trilhar esse caminho em nossas carreiras e, como tal, podemos fazer o mesmo passo a passo que usamos para planejar nossa viagem de férias! Vejamos então:

Passo 1 – Como saber se estou pronto? – É muito importante que nos conheçamos bem pra responder a essa pergunta. O que nos motiva a seguir nessa jornada? O que vai nos fazer sair da zona de conforto e encarar o desafio? Do que temos medo? No que somos bons?

Passo 2 – Bússola ou GPS – Não se começa uma viagem sem se saber onde queremos chegar, não é? Qual é o objetivo de carreira que desejamos alcançar?

Passo 3 – Plano de Viagem – Quando queremos chegar lá? Qual a distância que devemos percorrer? Vale a pena fazer perseguir esse objetivo? Ele está dentro das nossas possibilidades?

Passo 4 – Bagagem – O que devemos levar na bagagem (conhecimento, experiência, livros, cursos, faculdade, etc)? O que podemos conseguir no caminho? Quanto dinheiro vamos precisar levar para usar no decorrer da jornada?

Passo 5 – O Caminho – “Há uma enorme diferença entre conhecer o caminho e trilhar o caminho” (Morpheus, Matrix). Sabendo onde se quer ir e levando a bagagem necessária, percorrer nossa trilha de carreira fica mais fácil! Durante a jornada, os recursos que carregamos na bagagem vão sendo utilizados, outros recursos podem ser adquiridos pelo aprendizado ou usando o dinheiro que levamos no bolso, temos a oportunidade de vermos paisagens novas, pessoas novas, desafios novos.

Passo 6 – A Chegada – Depois de percorrer a estrada rumo ao objetivo, finalmente chegamos! O que aprendemos nessa jornada até aqui? Conseguimos conquistar o que buscávamos ou ainda falta percorrer um pouco mais na estrada? Como levamos nosso prêmio de volta pra casa? O que essa conquista muda dentro de nós?

Passo 7 – A Volta pra Casa – Depois que voltarmos para a nossa vida cotidiana, podemos dizer que ela será igual era antes da jornada? Com certeza não! O mais importante dessa etapa é: usar aquilo que conseguimos buscar em nossa jornada para ser/ter/fazer coisas muito melhores do que éramos/tínhamos/fazíamos antes. Teremos a oportunidade de sermos melhores pessoas, no fim das contas, e isso nos leva a ser melhores profissionais!

Assim encerro esse artigo, com a expectativa lá em cima, desejando a você uma “boa viagem” em sua carreira! Aproveito pra deixar aqui um convite: se essa jornada faz sentido em sua trajetória e se você quiser percorrê-la, eu estou aqui pronto para ser seu guia e te ajudar a trilhar o caminho mais adequado para você!

Gostou? Clique aqui para entrar em contato comigo e vamos agendar um bate-papo! Que tal?

Até o próximo artigo!

Como planejar minha carreira em TI? Encare como uma grande jornada!

Coach Ricardo Pereira

Meu trabalho é “Ajudar os profissionais de TI a serem vistos como provedores de soluções, com posição de destaque em suas carreiras, deixando o estigma de serem lembrados apenas quando algo não funciona.”