site da revista CIO publicou um artigo em Julho de 2019 falando sobre as Soft Skills que os profissionais de TI devem desenvolver.

Achei que poderia contribuir, então aqui estão meus comentários:

1- Comunicação – sim, eu concordo! Na minha opinião, temos que aprender a nos comunicar melhor, e eu não estou falando de escrever e-mails cheios de formalidade, mas sim, de nos expressar corretamente com os colegas, gestores, parceiros e clientes. Como desenvolver minha comunicação? Leia, escreva e fale. Faça treinamentos em Oratória. Pratique sua habilidade de fazer apresentações. Desenvolva o inglês e, ao menos, um idioma adicional (como o espanhol).

2- Colaboração – o artigo fala sobre trabalho em equipe e eu concordo, mas, eu adicionaria a palavra “parceria” – seja parceiro do seu time pois todos tem objetivos em comum para atingir e, muitas vezes, eles só serão concluídos em equipe.

3- Liderança – para desenvolver a sua liderança, você deve entender quais são os seus valores e como você pode usá-los para tomar para si uma atividade ou um objetivo a ser atingido. Aprenda a ser líder de si mesmo, controlando suas tarefas, seu tempo, seu progresso, seu conhecimento. Quando você for capaz de se auto-liderar, você receberá a oportunidade de liderar sua própria equipe! Recomendo ainda a leitura dos princípios de liderança da Amazon, que podem ser o seu guia para iniciar sua caminhada para se tornar um líder!

4- Entendendo e resolvendo problemas de negócios – o site resume essa frase com o termo “mentalidade consultiva” – Todo o profissional de TI é um Consultor na essência: aprendemos a resolver problemas desde o nosso tempo no Suporte Técnico e quando subimos um degrau na carreira, continuamos fazendo isso. É simples afirmar então que o desafio aqui não é desenvolver a habilidade em resolver problemas, mas sim, treinar nossa empatia para entender o que seu cliente (interno ou externo) precisa resolver, bem como as suas dificuldades resultantes desse problema e, assim, aplicar nosso conhecimento (técnico ou não) para resolvê-lo.

5- Inteligência Emocional e Empatia – quanto mais desenvolvidos estamos nessas habilidades, melhores pessoas seremos. Desenvolva sua capacidade de assumir o controle dos seus estados emocionais, entendo como você funciona. Exercite a empatia, perguntando-se: “como eu me sentiria se estivesse no lugar dessa pessoa com essa dificuldade?”. Procure por treinamentos nessa área, como o Leader Training. Esse treinamento foi a chave que me permitiu desenvolver minha inteligência emocional e impulsionou minha carreira.

Espero que esse artigo possa ajudar você a iniciar 2020 com força total! Como Coach de Profissionais de TI, eu terei muito prazer em ser seu parceiro para te ajudar a decolar em sua carreira, que tal? Me mande uma mensagem direta/inbox e vamos iniciar essa jornada!

Conte comigo e Feliz Ano Novo!

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Desenvolva suas Soft Skills

Coach Ricardo Pereira

Meu trabalho é “Ajudar os profissionais de TI a serem vistos como provedores de soluções, com posição de destaque em suas carreiras, deixando o estigma de serem lembrados apenas quando algo não funciona.”