Crédito imagem: https://pixabay.com/pt/users/StarFlames-5196428/

Era uma vez um menino carioca que desejava trabalhar pra ajudar a família e ter seu próprio dinheiro. Ele era extremamente criativo e observador. Todos os dias ele saía para as ruas e observava um vendedor de capinhas plásticas para colocar o título de eleitor. Esse vendedor tinha uma abordagem que funcionava pra vender o seu produto. O menino achou que também conseguiria fazer a mesma coisa, então, ele comprou uma capinha e anunciou no mesmo lugar do vendedor mais velho enquanto ele não estava lá. Quando o menino vendeu a sua primeira capinha, ele usou o dinheiro e comprou mais 2, vendeu, depois comprou mais 4 e assim seguiu. Enquanto ele vendia as capinhas, percebeu que se ele abordasse os clientes de uma forma diferente (e melhor), poderia vender mais capinhas. Pouco tempo depois, o menino já estava vendendo canetas e, durante a sua fala, ele fazia pequenos truques de mágica para os clientes, que acabavam comprando todo o seu estoque. Essa capacidade de incrementar a forma com que ele trabalhava fez com que ele deixasse de ser vendedor ambulante e se tornasse um dos empresários mais conhecidos no Brasil: Silvio Santos.

Essa rápida história é o gancho que eu preciso para deixar um insight importante: você pode estar muito bem na sua carreira e fazendo com maestris o seu trabalho atual, mas você só vai sair do lugar se der o primeiro passo em um caminho novo e diferente.

Sendo mais específico para você, profissional de TI, seguir por um caminho novo e diferente significa dar primeiros passos para algo que você não tentou. Pergunto então: o que você poderia tentar fazer diferente para sair da estagnação? Te dou algumas sugestões que funcionaram pra mim. Vamos lá?

  1. Aprender Inglês – saber ler, falar e escrever em inglês foi fundamental para o meu crescimento profissional! Eu era capaz de: ler as documentações técnicas, encontrar soluções de problemas disponíveis apenas em inglês, interagir com profissionais de todos os países, e muito mais! Essa habilidade me trouxe recompensas como: participar de projetos globais, viajar para outros países, conhecer outras culturas, ser convidado para participar de processos seletivos, me destacando de outros “concorrentes” dentro e fora do Brasil. Inglês já virou uma habilidade obrigatória e você precisa abrir sua mente para isso.
  2. Se oferecer para participar de um projeto – muitas vezes as empresas estão carentes de encontrar profissionais capacitados para participar de seus projetos. Algumas delas até são proativas e procuram por talentos internos, inclusive, mas pra ser bem honesto, você só vai ser parte de uma equipe de projeto se você disser que quer! Eu trabalhava numa empresa que tinha um projeto para atualizar o seu website. Estavam procurando empresas para fazer isso e, quando eu soube, me ofereci pra desenvolver o novo site. O desafio foi dado e, com estudo e horas a mais de trabalho, o site ficou pronto e eu recebi os elogios do CEO pelo feito! O site ficou tão bom que ele foi “copiado” por mais 2 países! Ninguém tem bola de cristal, então compartilhe seu desejo com seu gestor e esteja preparado(a) para aprender e trabalhar!
  3. Sempre buscar capacitação – em resumo: ESTUDE! Pensando no item anterior, que tal você se tornar certificado na ferramenta usada para desenvolver o projeto que você está participando? Ou então, se você está enxergando uma carência em determinada área, por que não ser pioneiro e se especializar? Exemplo: A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que deve ser implementada por todas as empresas, gerou uma enorme oportunidade de carreira para profissionais especializados em segurança da informação. Pegue a sua luneta, olhe adiante pra saber onde chegar e vá em frente!
  4. Empreender – abrir seu próprio negócio também é uma ótima maneira de sair da estagnação de carreira. Aqui, tudo depende somente de você e da sua vontade! Ter mentalidade de dono pode te ajudar a criar maneiras diferentes de gerenciar seus projetos e tirar você da estagnação.

Espero que você tenha gostado das minhas dicas e, caso você tenha gostado, por favor compartilhe em suas redes!

E se você quiser um apoio para sair da estagnação e decolar na carreira de TI, por favor, é só me mandar uma mensagem direta ou entrar em contato comigo.

Estou estagnado(a) na carreira de TI. Como faço para crescer profissionalmente?

Coach Ricardo Pereira

Meu trabalho é “Ajudar os profissionais de TI a serem vistos como provedores de soluções, com posição de destaque em suas carreiras, deixando o estigma de serem lembrados apenas quando algo não funciona.”