Um dos grandes desafios que temos de encarar em nossas carreiras é fazer uma apresentação.

Isso pode acontecer em momentos específicos como:

  • a apresentação de um relatório de status de projeto durante uma reunião de SCRUM;
  • a reunião onde temos de justificar nossas necessidades de investimento para conseguirmos a aprovação do budget do próximo ano;
  • a hora em que precisamos contar sobre nossa experiência profissional em uma entrevista de emprego.

Eu sei o quanto isso pode parecer desafiador para muitos profissionais, especialmente meus colegas da área de TI!

Quando ministro meus treinamentos de Oratória, eu gosto de apresentar o método STAR! Essa estratégia é bastante prática para estruturar a linha de raciocínio que devemos seguir durante nossas apresentações.

Como? Basta entendermos o que significa cada uma das letras e completarmos com a nossa experiência. Vamos lá:

  • S – SITUAÇÃO – Uma Situação deve sempre ser algum evento que trouxe à tona um problema a ser resolvido. Toda a situação adversa acaba sendo consequência de uma alteração na forma que as coisas na sua organização estavam funcionando. Por exemplo: “A pizzaria XYZ costumava vender suas pizzas somente para retirada no balcão há mais de 15 anos com bastante sucesso. Em 2019, percebeu-se que o número de aplicativos de entrega de refeições cresceu muito e a quantidade de clientes que costumava ir até a loja e retirar pizzas no balcão caiu. Ao questionar alguns deles, o proprietário foi informado que eles preferiam pedir pizzas através dos aplicativos e, mesmo sabendo que o sabor da XYZ é melhor do que seus concorrentes, não era prático ter que ir até o restaurante para conseguir uma pizza. O proprietário então decidiu que a XYZ deveria ser capaz de atender aos seus clientes através de um aplicativo.”

  • T – TAREFA – A Tarefa descreve qual o nosso papel na situação. Se usarmos o exemplo da pizzaria XYZ, os papéis desempenhados poderiam ser: Gerente de Projetos (pra estruturar o escopo, alternativas de solução, equipe, finanças, prazos, fornecedores, etc); Desenvolvedor Mobile (caso a opção tenha sido de desenvolver um aplicativo) ou mesmo um Analista de Sistemas (que poderia avaliar se a XYZ deveria usar uma ou mais plataformas existentes, que tem muitos usuários, para começar a entregar suas pizzas, mas que deverá fazer o pagamento de algumas taxas para os donos dessas plataformas de delivery).

  • A – AÇÕES – As Ações devem mostrar que iniciativas foram realizadas por nós dentro da TAREFA que nos foi designada. Vamos focar nas ações do Analista de Sistemas. Ele poderia: realizar reuniões com as plataformas de entrega, levantando as condições para serem parceiras da XYZ; realizar testes pilotos com os aplicativos, checando se todas as fases do processo de entrega estão funcionando como deveria; acompanhar os primeiros pedidos nas plataformas e monitorar a qualidade da prestação de serviços delas, além da satisfação dos clientes da pizzaria.

  • R – RESULTADOS – Os Resultados representam as consequências positivas ou não das ações realizadas. Eles podem ser qualitativos (quando os resultados são avaliados como “Bons” ou “Ruins”) ou quantitativos (quando os resultados são avaliados de acordo com os números obtidos versus as métricas esperadas). Aqui sempre devemos mencionar se a Situação foi resolvida ou não. E sempre vale mencionar quais foram as Lições Aprendidas no processo.Voltando ao trabalho do Analista de Sistemas: – a pizzaria XYZ escolheu trabalhar com duas plataformas de entrega (A e B) nos primeiros 6 meses após perceber que não teria como sustentar o desenvolvimento do próprio aplicativo. Os testes pilotos mostraram falhas iniciais na geo localização do entregador que usava a plataforma B e a justificativa dos desenvolvedores era que o sistema operacional do aparelho celular do motociclista deveria ser mais atualizado. O modelo de negócio da plataforma A usava entregadores credenciados da própria plataforma, não gerenciados pela pizzaria. As soluções encontradas para resolver os dois problemas foram: manter o uso da plataforma A, mas monitorando mais profundamente a satisfação do cliente, e fazer um acordo com os entregadores para que eles pudessem comprar novos aparelhos celulares pra manter o uso da plataforma B. Em 3 meses, o número de pedidos cresceu 35% com a adoção dos aplicativos e o índice de satisfação dos clientes era de 90% com a plataforma A e de 98% com a plataforma B.

Dessa forma estruturada, podemos descrever quaisquer projetos ou experiências anteriores com a certeza de que os detalhes mais relevantes estão presentes na apresentação.

Podemos escolher contar em formato de história, como eu usei no exemplo da Pizzaria XYZ ou colocando em tópicos (como uma apresentação de slides). Como sou fã de storytelling , procuro colocar o STAR de forma roteirizada e, se precisar colocar nos bullet points, faço isso mais facilmente.

Espero que você tenha gostado desse artigo e, se você quiser aprender essa técnica e muitas outras para fazer suas apresentações, entre em contato comigo.

Até o próximo artigo!

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Método STAR: A estratégia perfeita para usar na sua apresentação
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Coach Ricardo Pereira

Meu trabalho é “Ajudar os profissionais de TI a serem vistos como provedores de soluções, com posição de destaque em suas carreiras, deixando o estigma de serem lembrados apenas quando algo não funciona.”