Um colega da área de TI, recém certificado como Scrum Master, me enviou uma mensagem com a seguinte pergunta:
“Eu sempre ouvi que profissionais com certificação tinham salários maiores. Resolvi estudar pra me certificar como Scrum Master porque estamos usando metodologia ágil para os projetos na empresa e não tinha um profissional certificado na equipe. Passei na prova e mostrei o certificado pra minha gestora. Já tem mais de 3 meses que eu me certifiquei e meu salário continua igual. Por que meu salário não aumentou depois que eu me certifiquei?”
Bem, primeiramente, é preciso colocar algumas coisas em contexto pra poder responder.
1) Em geral, profissionais com certificação normalmente ganham até 40% acima daqueles sem certificação. Esse número vem das estatísticas publicadas pelas empresas de recrutamento, que recebem dos seus clientes muitas demandas de posições em TI. Essas vagas, quando requerem uma certificação do profissional, tem uma oferta de salário até 40% maior que o normal, entretanto, são posições difíceis de preencher porque a chance de encontrar esse tipo de pessoa é também menor.
2) Algumas empresas, com o objetivo de manter um quadro de serviços variados em seu portfolio, se enchem de profissionais certificados para poder entrar em concorrências que exijam um “pool” de certificações para que ela seja aprovada.
3) Em muitas avaliações de performance, conduzidas entre o RH, o profissional de TI e os gestores diretos, colocam a meta de se certificar como item a ser cumprido no ano para que o profissional possa receber uma recompensa (um aumento, um prêmio, uma promoção).
Agora que esses 3 pontos foram colocados, a melhor forma de entender o por que seu salário não aumentou pode estar relacionada às perguntas abaixo:
a) Em algum momento, você, sua gestora e o RH conversaram a respeito de uma possibilidade de aumento de salário caso você se certificasse? – Pra ter esse tipo de conversa, o primeiro argumento que precisa ser entendido por todos os envolvidos é: “a minha certificação Scrum Master vai fazer com que eu conheça melhor como adotar processos ágeis na empresa e isso vai melhorar a gestão dos projetos.”. Muitas vezes, o profissional de TI sequer questiona se essa possibilidade existe e, simplesmente, vai na onda do que a maioria das pessoas diz.
b) Por que você está se certificando? – Se a razão de você ter se certificado é simplesmente: ter um salário maior, então, receio dizer que isso dificilmente vai acontecer de uma hora pra outra. O que faz o profissional certificado ter maior salário não é o selo da certificação, mas é como você aplica o conhecimento de forma eficiente em seus projetos e, isso sim, vai trazer a visibilidade que você esperava para que, finalmente, seu salário possa aumentar.
O que fazer então? É preciso ter clareza, acima de tudo, sobre onde se quer chegar na carreira. Se o seu objetivo inicial era: aumentar meu salário depois de me certificar como Scrum Master, quais as outras maneiras disponíveis para que isso seja alcançável para você? Pense nisso.
Certificação profissional somente será um diferencial se você souber exatamente o motivo para ela fazer parte do seu pool de habilidades, senão, ela será somente um arquivo pdf bem trabalhado, com um logo bonito serve para identificá-la.
Se você quiser obter ajuda sobre como se tornar um profissional certificado e conseguir o aumento no salário que você deseja, entre em contato comigo. Ficarei muito feliz em ouvir sobre seus objetivos profissionais e serei seu parceiro para te ajudar a alcançá-los!
Um abraço e até o próximo artigo!
#desenvolvimentoprofissional #certificacao #carreira #TI #ricardoitcoach #artigo